Correio Popular Notícia





Mais de 22 mil pessoas participaram da Ação Global

Data da notícia: 30/04/2014
Foto:

>Aproximadamente 1.3 mil voluntários trabalharam para que a Ação Global acontecesse no município
(Da Redação) A Ação Global realizada no último sábado (26), reuniu mais de 22 mil pessoas no Parque de Exposições Hermínio Victorelli. O evento foi animado e repleto de atividades durante todo o dia para crianças, jovens e adultos. O município foi escolhido para sediar a Ação Global 2014 com o tema ?Mulher e sua importância para qualidade de vida?.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20140430-151.jpg[/IMG] No começo do evento, a coordenadora geral da Ação Global em Rondônia, Luciana Santos, tinha como meta estipulada para o evento 15 mil atendimentos e 12 mil visitantes. A coordenadora destacou a importância que a mulher vem tendo na sociedade. ?Nós somos um número expressivo dentro da sociedade, e nada melhor que um evento como a Ação Global mostrar essa importância?.
A ação foi recebida com todo carinho pelos mais de 11 mil ji-paranaenses, que compareceram em peso no Parque de Exposições da cidade. 26 casais participaram do casamento comunitário disponibilizado pela Ação Global, e mesmo quem não estava casando ficou por perto para assistir a cerimônia de matrimônio.

CASAMENTO - O casal Maxuel Rodrigues e Taiza Carlos Rodrigues, disse que viram na Ação Global a chance de oficializar a relação perante a sociedade e que há tempos sentiam vontade de casar e por isso não podia deixar passar em branco essa oportunidade. ?Nós estávamos planejando casar aí ficamos sabendo que iria ser realizado o casamento aqui na Ação Global, foi só dar os nomes e comparecer?, falou Maxuel. ?Estou me sentindo realizada, foi uma decisão importante para nossas vidas vamos seguir em frente oficialmente casados e apaixonados?, disse a noiva.
Emissão de documentos, orientações em cidadania, jogos esportivos, apresentações culturais, orientações educacionais, serviços de saúde e muitos outros serviços foram prestados no dia do evento, ao todo 22.668 mil atendimentos foram realizados durante as oito horas de evento.

EXAMES - Na saúde foram oferecidos exames específicos para mulher como o Papa Nicolau e exames de HIV, Hepatites B e C com testes rápidos, tipagem sanguíneas entre outros. ?Eu estou aproveitando tudo já fiz tipagem sanguínea, o teste rápido de DSTs e agora vou colher o preventivo, tomei as vacinas também oferecidas hoje vou sair daqui renovada?, contou a dona de casa Valdete Salésio.
O evento teve continuidade com muita música e dança com a equipe da Fundação Cultural que levou o balé e outras atrações como a zumba e a moda de viola. No esporte a atração foi a parede de escalada e a tirolesa, a Ação Global terminou as 17h com um resultado satisfatório segundo Luciana Santos, coordenadora da Ação Global. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Serviço Social da Indústria (Sesi) e a Rede Globo, e conta com o apoio da TV Rondônia e TV Ji-Paraná. Ji-Paraná foi a primeira cidade do interior do estado a receber uma edição do evento.

DEFENSORIA - Divulgação institucional e atendimento jurídico marcaram a participação da Defensoria Pública na Ação Global, promovida pelo Sesi. Participaram três defensores públicos ? Eduardo Weymar, João Verde e Leandro Mainardes, além dos assessores de defensor. O evento contou ainda com a participação da Defensoria Pública da União (DPU).
O defensor público Eduardo Weymar, coordenador do Núcleo da DPE em Ji-Paraná, destacou a participação da DPE em ações dessa natureza como forma de promover o trabalho jurídico realizado pela instituição em benefício dos assistidos que não têm condições de pagar um advogado. "Já não basta estarmos de portas abertas aguardando o cidadão, temos que levar os nossos serviços até ele (assistido). E mais que isso, precisamos dar conhecimento à população da nossa função, pois muitos sequer conhecem a Defensoria Pública", observou.

JUSTIÇA DO TRABALHO - Os servidores das Varas e Fórum Trabalhistas de Ji-Paraná participaram também da Ação Global, edição de 2014, em Ji-Paraná e, prestaram atendimentos com informações e distribuição de cerca de 300 cartilhas dos direitos dos trabalhadores. A equipe coordenada pelo juiz Ricardo César Lima de Carvalho Sousa, diretor do Fórum Trabalhista José Hortêncio Ribeiro e titular da 2ª Vara de Ji-Paraná, teve um stand para os atendimentos. As cartilhas sobre direitos básicos do trabalhador foram confeccionadas pelo TRT14 e são distribuídas nas atividades itinerantes da Justiça do Trabalho nos Estados de Rondônia e Acre, e nas ações de cidadania com entidades parceiras. Com informações do G1 e Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1843 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.